sábado, 2 de julho de 2011

Representação e representatividade no mundo dos super-heróis

Nesta semana, entre dos dias 29 e 30 de Junho, aconteceu, na UnB - Universidade de Brasília - o evento II Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos. Entrou em debate temas como figuras femininas nos quadrinhos, os sons das palavras, relações entre quadrinhos e literatura, quadrinhos e identidade, heróis em foco e houve até a participação do cartunista Laerte. Além disso, o Rodrigo apresentou o tema Tempo nos Quadrinhos: subvertendo a ordem de leitura (que está sendo transcrito e será o próximo post), relacionado a posts anteriores dele aqui do blog, l'esprit d'escalier, (des)construção e card-comics e material inédito ainda.
Também apresentei um tema, sobre representação e representatividade nos quadrinhos dos super-heróis. Meu plano era o de escrever um post relacionado ao tema da palestra, já estava até com um rascunho quase pronto. Porém, como o Rodrigo não pôde estar na palestra e pediu para que filmasse, pensei: já que tenho a apresentação inteira gravada, posso fazer um post diferente. Em vez de texto e imagens, como sempre fizemos, áudio e filmagem. Sendo assim, coloco aqui para vocês a palestra na íntegra, que dura 21 minutos.














Meus agradecimentos à coordenação do evento, pela oportunidade, e meus parabéns, pelo sucesso. Lembrando que o evento contou com o apoio do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Pós-Graduação em Literatura da UnB, e foi organizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, cujo site é http://www.gelbc.com.br/ . Lá podem ser lidos os artigos referentes à I Jornada, e dentro de um pouco mais que um mês poderão ser lidos, no site, artigos dos palestrantes sobre os temas abordados na II Jornada.

2 comentários:

Raio Laser - CIM disse...

Olá Rodrigo e Guilherme!

Eu coloquei um comentário e por algum motivo ele não entrou. Então vai de novo:

Ótimo que tenha filmado a comunicação do Guilherme, porque cheguei já no debate. Tinha falando pro Rodrigo sobre meu site, www.raiolaser.net

Fizemos um post sobre o Laerte na Jornada:

http://www.raiolaser.net/2011/07/obrigado-laerte.html#more

e há um com o resumo da minha comunicação:

http://www.raiolaser.net/2011/05/guerra-em-quadrinhos-tres-tempos-tres.html

Legal saber de outros blogs com proposta parecida, ainda mais aqui em Brasília.

Um abraço,

Ciro

Guilherme dos Reis disse...

Opa!
Valeu, Ciro! Vou dar uma olhada nos posts que você comentou, bem como no seu blog no geral.
Abraço!