sexta-feira, 25 de junho de 2010

Iron Easter Eggs

Antes que façam trocadilhos infames com o título do post, cabe esclarecer o que são easter eggs. Em inglês, significam literalmente ovos de páscoa, mas nesse caso específico, é o nome que se dá a surpresas ou qualquer coisa oculta, geralmente em tom de brincadeira, em aplicativos, softwares, programas, jogos, páginas, músicas, filmes, etc., intencionalmente para que os usuários ou consumidores procurem e achem. Tentarei aqui expor alguns easter eggs escondidos nos dois filmes do Homem de Ferro.
Bom, começo com um dos mais conhecidos. A imagem do escudo do Capitão América. Causou o maior rebuliço, vários sites postavam a imagem que, durante o filme, era quase impossível de se perceber. Mas estava lá, no cantinho, entre um monte de tranqueira, no laboratório de Tony Stark.

O que era pra ser apenas uma brincadeira inserida por um dos especialistas em efeitos especiais, numa apresentação de trailer só pra equipe do filme, acabou agradando Jon Favreau e Kevin Feige, que decidiram manter a cena desse jeito. Contrariamente ao que esperavam, muita gente percebeu, o que causou o maior frisson em fóruns pela internet. O diretor decidiu, então, dar mais força pra brincadeira e inseriu uma cena inteira no segundo filme apenas para mostrar que o escudo, bom, não era bem um escudo, apenas uma tranqueira mesmo, e sua única utilidade deu o tom da comicidade na tela (muitos no cinema não entenderam a piada, obviamente).
Outra aparição digna de nota é a do Mandarim. Pois é, ele apareceu no primeiro filme! De modo bem sutil, mas apareceu. Não apenas na forma da organização Dez Anéis, a qual pertence o vilão que o sequestrou nas montanhas logo no início da história (vide a imagem que abre este post acima, e repare no painel ao fundo). Ao que parece, na novelização que fizeram do filme, Raza (é o nome do vilão) fala “…the man whose ring I wear.” Reparem bem na mão de Raza: um anel.

Nada de mais, certo? Certo, não fosse o fato de que, após trair Raza, com quem estava mancomunado, a primeira coisa que Obadiah Stane faz é retirar o anel do mesmo e tomá-lo para si, passando a usá-lo em sua mão até o fim do filme.
Ora, Mandarim é o arqui-inimigo do Ferroso, conhecido principalmente por manipular dez anéis energéticos altamente poderosos, tanto individualmente quanto em conjunto. Teria esse anel de Raza sido dado a ele pelo Mandarim em pessoa? Por isso Stane o tomou para si, sabendo de seu poder? Talvez na história adaptada para as telas os anéis não contenham poder físico em si, mas sim poder de influência, de status, de posição. Usar um dos dez anéis é garantia de posição de liderança na organização Dez Anéis? Bom, passemos ao segundo filme e, olhem só, outro inimigo de Stark, no caso Justin Hammer (em excelente atuação de Sam Rockwell), traz consigo, em todas as cenas, um pequeno detalhe em sua mão direita (no dedo mínimo, mais especificamente):
Podemos tirar duas conclusões disso: a primeira é que, possivelmente, a produção dos filmes do Homem de Ferro vem plantando pistas e dicas sobre o surgimento e ascensão do grande inimigo do Latinha, preparando o terreno sutilmente em dois filmes para depois mostrar o grande vilão por trás de toda a trama, aquele que poderia estar manipulando as cordas de todos os antagonistas de Tony Stark como um mestre titereiro, por detrás das cortinas. E a segunda conclusão é que, com esse ritmo de um anel por filme, vai ser preciso mais sete ou oito filmes para finalmente chegarmos ao chefão final, o big boss a ser derrotado na última fase...
Porém, o diretor realmente está muito a fim de colocar o Mandarim num dos filmes do Homem de Ferro, e parece que o fará exatamente no terceiro da série: "I look at Mandarin more like how in 'Star Wars' you had the Emperor, but Darth Vader is the guy you want to see fight". Jon Favreau falou também sobre a dificuldade de se inserir um vilão tão ligado à magia como o Mandarim num universo tão tecnológico como o do Homem de Ferro, porém, com o filme de Thor* vindo aí, e posteriormente o filme dos Vingadores** unindo a versão mítica do deus nórdico com a tecnologia do nosso playboy...
Há muitas formas de se fazer isso, e eu quero muito ver como farão, torcendo por um bom roteiro e uma boa trama. Apenas mais uma imagem para deixá-los com uma pulga atrás da orelha, retirada do primeiro filme (reparem bem na mão de Rhodes, deixada intencionalmente à mostra nesta tomada):
*Falando no Deus do Trovão... um dos easter eggs mais legais em Iron Man 2 foi apresentado na cena em que Tony visita Ivan Vanko (Mickey Rourke, perfeito também em sua caracterização) na prisão. A câmera vem acompanhado Stark pelos corredores até que Stark segue e esta para de repente, mostrando uma cena ocorrendo ao fundo. Numa das celas, um sujeito loiro, alto, é fotografado (veja aqui, aos 1min18s do vídeo). A tomada é muuuuito rápida, mal dá pra se ver o sujeito na cela sendo fotografado.


A pergunta é: pra que deixar a câmera parada, enquanto Stark prossegue, e registrar essa cena? A resposta talvez esteja na última do filme. É, a famosa cena pós-creditos. Revejam-na. Eu pergunto: qual é o último som da filmagem, que encerra em definitivo o filme? Pois é, um trovão. E qual foi o elemento mais conspícuo na cena brevíssima da prisão? Um flash (em inglês, um "relâmpago"). Captaram a associação? Isso tudo em conjunto me faz crer que o sujeito preso não é o Sawyer, de Lost... **Falando nos Vingadores... Eu achava que, na cena em que Tony conversa com Nick Fury sobre a Iniciativa Vingadores, estaria estampada dentro do arquivo a foto do Thor. Mas não mostraram nada de seu conteúdo. Mas mostraram (?)*** muito mais coisas fora da pasta. Retirei essas imagens do blog Cave Beneath the Mansion, em que aparecem mais bem explicadas, e acrescentei algumas outras. No quadro ao fundo podem ser vistos lugares específicos do globo circulados. A S.H.I.E.D. estaria observando ou catalogando "avistamentos" nesses locais para sua iniciativa, agora que Tony sabe a resposta da pergunta que Fury lhe fez no primeiro filme: "Você acha que é o único super-herói no mundo?". As suposições seriam (veja no quadro): Interior dos EUA: localização do martelo de Thor (marcado no primeiro quadro talvez a cratera onde o encontraram). Costa Oeste: o próprio Homem de Ferro. Costa Leste: Hulk (e a repórter no quadro seguinte estaria falando da destruição perpetrada pelo Hulk no campus da universidade). No Círculo Polar Ártico (Groenlândia ou Islândia): o corpo congelado do Capitão América. Meio do Oceano Atlântico (Atlântida?): Namor. No último quadro é mostrado interior da África (Wakanda?), com possível Pantera Negra, e centro da Europa (Alemanha?), em que muitos supõem se tratar do Caveira Vermelha.
Há ainda os pertences do pai de Tony, Howard Stark, e as tralhas em seu baú. Há quem veja, na foto acima, um mapa da Antártida. E o que diabos há de tão interessante assim no continente gelado? Hmmm, Terra Selvagem, alguém disse? Será? Apesar de mais ligada à cosmologia mutante, a "região perdida no tempo" apareceu recorrentemente no run de Brian Michael Bendis à frente dos Vingadores, relacionada inclusive à própria S.H.I.E.L.D. e algo de podre dentro da instituição, e poderia render boas histórias.
Uma última aparição especial: no primeiro filme, enquanto Tony pilota a armadura Mark 2 e decide ver quão alto ele pode chegar, é possível ver que o atual recorde de altitude é do Lockheed SR-71 "Blackbird", que, por coincidência (ou não) é o mesmo modelo do jato pilotado pelos X-Men, o X-Jet.

*** Uma ressalva a ser feita aqui, por isso a dúvida se realmente são easter eggs ou não. Há um fenômeno perceptivo conhecido como pareidolia, caracterizado por se achar significados e significantes em estímulos aleatórios ou vagos (como achar imagens de figuras religiosas em vidros), também conhecido como o vulgar "achar pelo em ovo". Há que se ter cuidado, porque quem procura acha o que está procurando, mesmo que aquilo não esteja lá, e pode bem ser o caso dessas imagens nos filmes, de simplesmente significar NADA.

Mas, se significar algo mesmo... bem, talvez estejamos caminhando para um futuro com um possível seriado da Marvel na televisão? Julguem vocês e me digam sobre a possível imagem do corpo congelado do Capitão encontrado numa cena deletada do filme Incrível Hulk (que pode ser vista inteira aqui, no blog Alternative Prison). Montagem, fake? Easter egg? Pareidolia?





Seriado sugerido: Fringe.
Trilogia de filmes sugeridos: Matrix.

3 comentários:

Luwig disse...

Muito bom! Não havia captado metade desses easter eggs, tão pouco tecido tantas conjecturas a partir da trilha de migalhas que o Jon deixou pra trás.

A sequência do "quadro ao fundo" lembra bastante a de 'Lockdown' de Lost (S02E17), quando Locke inadvertidamente sela a escotilha e um misterioso gráfico ilustrativo de escotilhas surge na parede a partir de uma luz negra.

Agora é esperar que Joe Johnston, Kenneth Branagh e Joss Whedon dêem algum sentido a tudo isso ou simplesmente corroborem com nossa pareidolia.

Monitor disse...

Muito foda os detalhes que vc tbm achou!Essa da Blackbird eu não sabia!vlwpor terlinkadoa minha materia,abraços!

Loot disse...

Já tinha lido isto há muito tempo mas acabei por não comentar.

Está muito bom, reuniste aqui uma data de informação. Eu também reparei em algumas menções ao Mandarim. E acho mesmo que ele será o vilão do 3.

Não sei o tipo de abordagem que vai ter, há 1º vista também diria mais realista, mas Iron Man está a seguir para os Avengers onde vai haver um deus do trovão entre outros super seres, por isso o Mandarim poderá conter os seus anéis com magia...a ver.

A cena do escudo do Cap no Oron Man 2 foi muito engraçada.