terça-feira, 20 de outubro de 2009

REFERÊNCIA OU CÓPIA?

Eu sei que existem personagens que são feitos em homenagem a outros. É o caso do Samaritano, de Astrocity. Ele é claramente uma alusão ao Super-homem. Da mesma forma que os inimigos do Planetary são uma clara referência ao Quarteto Fantástico. Agora... existem casos de personagens muito parecidos, e não sei se são declaradamente referências aos personagens de outras editoras ou se poderiam ser considerados cópias mesmo. Veja os exemplos abaixo, comparando personagens das duas grandes: Marvel Comics e DC comics.

Arqueiro Verde X Gavião Arqueiro

A diferença básica entre os dois personagens é que o Arqueiro Verde é milionário. Compare o resto... Ambos são exímios arqueiros que disparam flechas especiais. Até aí, normal, existem vários personagens que o são, inclusive fora dos quadrinhos. Só que os dois são também bastante ágeis, lutam bem e fazem ou um dia fizeram parte de uma equipe de megapoderosos: o Gavião Arqueiro dos Vingadores e o Arqueiro Verde da Liga da Justiça. Até o temperamento dos dois às vezes é parecido.


Flash X Mercúrio

Existe alguma dúvida? Ambos são os velocistas mais conhecidos de cada uma das editoras. Hoje em dia (ou pelo menos até quando li) o Flash passou a ter uma série de outros poderes por causa da supervelocidade, como atravessar paredes e destruir um objeto (às vezes até uma construção) fazendo-a vibrar. Só que o Flash mudou com o tempo. Da mesma forma que o Super-homem em suas primeiras histórias não voava, apenas saltava alto, o Flash do passado também era mais limitado. Aliás, o Mercúrio parece ser exatamente esse Flash mais limitado. É apenas superveloz, sem poderes extras por conta disso, e nem é tão rápido quanto o Flash atual. Até o uniforme do Mercúrio, se você observar bem, também leva relâmpagos nos detalhes, símbolo do Flash.

Super-homem X Gladiador

Esse é uma referência mesmo, como existem tantas outras ao homem de aço. O Gladiador, para quem não conhece, faz parte da guarda imperial do império Shiar, que de vez em quando aparece nas histórias dos X-men. Em outras palavras, é um supercoadjuvante meeeeeessmo! Seus poderes: Voo, megaforça, megarresistência (até aí, é só um modelo básico), dispara raio de calor dos olhos e pode dar um supersopro. Opa! Super-homem total, não é? A diferença: o poder do Gladiador depende de sua confiança, enquanto o do Super depende do Sol. Mas, como disse, ele não é cópia, é uma referência mesmo. Reparem na capa da revista, onde está escrito “Homem e super-homem", em que a equipe enfrenta o Gladiador. E na capa da revista do Super-homem onde está escrito: "Super-homem enfrenta uma legião de super-heróis". Ambas foram feitas por John Byrne. Assim ele evidencia que o Gladiador é uma referência ao Super-homem. Seria a legião uma referência ao Quarteto Fantástico também? Um gênio como líder, um brutamontes, um que tem poderes ligados ao fogo e uma garota que fica invisível? Parece...

Caçador de marte X Visão

Das comparações que fiz, esses são os menos parecidos. Já é um exemplo de como dois personagens podem ser parecidos conceitualmente. Repare: ambos são, ao seu modo, alienígenas. O Caçador porque é de Marte, o Visão porque é um robô (Opa! Desculpe, um sintozoide). Ambos têm uma maneira fria de pensar e agir (estou falando do Visão de personalidade robótica mesmo, e não do Visão cheio de sentimentos que se casou com a Feiticeira Escarlate). Ambos são considerados sombrios e às vezes provocam calafrios nos próprios membros de suas equipes. Na aparência, os dois voam com leveza, usam longas capas e são “carecas” de olhos fundos e frios (compare as gravuras e diga se não são parecidos). O Visão, além de voar, tem certo controle sobre seu corpo, que o permite ficar intangível ou muito rígido. O Caçador de Marte também voa, também pode ficar intangível, é invulnerável e controla seu corpo, podendo moldá-lo. O Visão dispara raio dos olhos e o Caçador de Marte lê mentes, é nesse ponto que se diferenciam. Eu acredito que o Visão pode ter sido inspirado na figura do Caçador de Marte, o que não caracteriza uma cópia, pois eles são semelhantes, mas ao mesmo tempo possuem diferenças fundamentais. Digamos que seja um estilo de personagem... Particularmente, gosto dos dois.

Namor X Aquaman

Os dois reis do mar. Quer dizer, o Namor é o príncipe submarino, enquanto o Aquaman é um rei. Rei dos Atlantes, uma raça que na DC vive debaixo d’água, assim como os... Atlantes, uma raça que na Marvel vive debaixo d’água. Nada sutil, né? Ambos podem respirar tanto na água quanto na superfície. Ambos possuem força e resistência sobre-humanas. É verdade que o Aquaman pode convocar mentalmente animais aquáticos e o Namor, voar por causa de asas nos tornozelos (não sei o que é pior: o fato de que asas tão pequenas obviamente não o permitiriam voar ou imaginá-lo com grandes asas nos tornozelos), mas o Aquaman é claramente uma resposta à criação do Namor nos domínios dos mares das editoras. Existe alguma dúvida? Aliás, para quem veio até esse blog em busca da resposta para o probleminha de lógica, o Namor é a resposta. Dos cinco casos citados, os quatro primeiros personagens da Marvel foram criados depois dos da DC, o Namor é o único que a Marvel criou antes. Portanto, se houve cópia ou referência, os personagens da Marvel que foram inspirados nos da DC, com exceção dos mestres do oceano.
Existe ainda o caso do Monstro do Pântano da DC e o Homem-Coisa, da Marvel. Também há grande semelhança. Porém, isso envolveria falar de um outro personagem, ainda mais antigo... Deixo para vocês então um link para outro blog, que fala mais aprofundadamente sobre o assunto: http://www.uarevaa.com/2009/10/o-monstro-do-pantano-criatura.html

4 comentários:

Loot disse...

Eu tenho dedicado no blog uma rubrica a que chamei Influências/semelhanças sobre isto e é de facto de salientar que a DC costuma ser sempre a primeira na criação. Salvo a excepção do Namor como disseste.

Homenagens, cópias? Há casos que já foram para tribunal como o Superman e o Shazam. ISto sóa conteceu porque o Shazam começou a vender imenso.

Abraço

Dumdum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fausto disse...

Visão e Ajax, uma correção.
Guilherme, aceitando sua sugestão, e o pedido de um parceiro, vou postar meu comentário aqui.
Primeiro quero dizer-lhe que gostei muito deste Blog. A página é bem bonita e bem escrita.
Segundo que gosto muitas dessas homenagens que os autores fazem com os personagens. Por exemplo, a capa do Quarteto Fantástico e do Super-Homem, ambas de John Byrne e a criação d’A Guarda Imperial de Shiar e O Esquadrão Supremo, como referências da Marvel aos grupos da DC, Legião dos Super-Heróis e Liga da Justiça.
No caso de Ajax, o Marciano (Martian Manhunter), porém, a referência parece ter seguido na mão oposta, ou seja, a DC utilizando um personagem da Marvel (antes chamada por Timely/Atlas Comics).
Semelhanças:
Aakon, o Visão, foi criado em 1940, por Jack Kirby e Joe Simon.
O herói foi acidentalmente teleportado por um cientista terrestre, Markham Erickson.
Aarkus é um agente policial da dimensão conhecida como “Mundo Fumaça” e resolve combater o crime na Terra.
Ajax, o Marciano (J'onn J'onzz), foi criado em 1955, por Jack Miller e Joe Certa.
Ele foi acidentalmente teleportado por um cientista terrestre, Saul Erdel.
J'onn J'onzz assume a identidade de John Jones, um detetive particular, e resolve combater o crime na Terra.
Ou seja, ambos são extraterrestres, têm ar sombrio, voam, podem se tornar intangíveis ou ultrarresistentes, são verdes, carecas, possuem olhos profundos, quase escondidos pelo grande crânio, e vestem uma grande capa com gola alta.
Da mesma forma a Marvel resgatou vários personagens da década de 1940 (Capitão América, Namor, Tocha Humana) e reformulou toda a história do Visão, transformando-o num sintozóide. Foi essa reformulação que você citou. Aliás a Marvel chegou a cruzar as origens do Tocha Humana prime com a do Visão reformulado.
Veja neste link o Visão original: http://www.atlastales.com/covers/2177.jpg
É isso.
Ass. um carinha do Orkut.

Rodrigo Maia disse...

Muito bom teu comentário, Fausto, valeu por compartilhar as informações. Realmente, o Visão que você cita apareceu primeiro. Ele é o mesmo que aparece brevemente na Guerra Kree-Skrull quando sai da cabeça de Rick Jones, e mais recentemente tem um papel importante na minissérie do Tocha Humana (gostei do "prime", hehehe). Valeu pela correção!
Abraço