domingo, 22 de abril de 2018

Try the Red One (final)

(WARNING: Leiam antes as partes 1, 2 e 3 desta série de posts; não vão se arrepender)

Putaqueopariucaralhoporra! 
Que momento massa! Que construção da porra eles conseguiram durante umas três edições, te levando a crer que o fiodaputa era cego, a história inteirinha o DD narrando te fazendo acreditar que ele era mesmo, pra num único quadrinho ele mandar essa frase matadora e do mal... Quando li essa parada a primeira vez fiquei tão chocado que joguei na internet o "try the red one" e vi o qto o pessoal na web também se amarrou, considerando um dos momentos mais marcantes nos quadrinhos do ano, etc. 
Acreditam que Mark Waid chegou pro artista Chris Samnee e disse que tinha sonhado com essa frase, só essa, e que agora ele queria inventar uma história pra poder chegar até essa frase... Well done!
Bom, era isso que queria mostrar, essa construção, pouco a pouco, criando o ritmo e moldando o clima. Confesso que eu mesmo quando li me peguei prendendo a respiração por alguns segundos e pensando "f*d&u..." e devia estar de olhos arregalados igual o DD naquele quadrinho seguinte. Adoro ter essas sensações lendo, e quem nÃo? Espero ter passado o clima também pra vocês, mesmo cortando a história quase toda... 
Não quero contar mais pra não estragar a surpresa, afinal de contas só mostrei uma parte da história (a porrada entre os dois dura umas 11 páginas, e só mostrei umas 5), e fora isso tem todo o lado do Foggy Nelson e da amiguinha do Matt e as historinhas paralelas, tem quem é o vilão responsável por criar o Ikari e ter mandado ele contra o Demônio, por que ele fez isso, todo o metaplot que já vinha sendo montado desde a edição 1...
Queria ressaltar ainda que Mark Waid e seus artistas conseguem mostrar um conjunto de momentos em que os hipersentidos do herói são highlighted como também em outros são postos à prova. Umas belas mostras do uso deles no meio visual dos quadrinhos está nas capas , mostrando como seria "ver" o mundo auditivamente, principalmente na da primeira edição:


Reparem em como o som característico de cada objeto ou elemento do cenário (como o bater de asas dos pombos ou o barulho do líquido dentro da caixa d'água ou o sibilar da fumaça subindo) serve para traçar o contorno do mesmo. Brilhante representação! 

 Como também no quadro abaixo de Marcos Martin, onde cada microquadrinho ressaltado por cores demonstra um sentido diferente percebendo o ambiente (sutil, mas excelente):

Dá para se demorar bastante atribuindo nossa própria memória sensitiva sensorial a cada representação, como os quadros brancos evocando cheiros (da fumaça que sai do escapamento, do cabelo esvoaçante da menina, do dejeto em que Foggy quase pisa, da pizza no interior do bagageiro do entregador na moto...). Há ainda as representações do radar de Matt "tocando" as coisas no cenário (percebam bem que há uma gag visual bem danadinha*...). 
Ademais, as demonstrações dos hipersentidos de Murdock ao longo da série são um show à parte:

*Aliás, uma boa tradução para Daredevil em português, mantendo os dois "D", seria Danado, não...? Claro que em relação ao significado original da palavra, relativa a danação, fazendo alusão ao uniforme do herói, e não em relação ao sentido que hoje é o associado mais comum no Brasil, kkkkkk. Embora a personalidade de mulherengo do advogado casaria bem com essa. Bom, talvez Destemido fosse mais condizente com o significado em inglês, mas perderia o jogo de palavras com o "devil" e a associação com o chifre e o vermelho e toda a parte culpa católica do personagem... Mas ambas seriam bem melhores que o demolidor (?) que foi utilizado, mas... estou divagando.

 O que posso deixar pra vcs é que, no Brasil, a história foi publicada em Demolidor #4 (2014), e a história original em Daredevil v3 (2011-2014) #25. Quem quiser que procure e vá ler!

Mas, para quem quiser saber mais apenas do resultado da luta... Só posso adiantar que a porrada em si termina meio anticlimaticamente assim:
Agora quem é honesto o suficiente pra admitir que também sentiu a respiração presa nem que seja por alguns milissegundos e pensou "pqp" na hora do "Try the red one"? 
Hein?

Nenhum comentário: