Há algumas semanas fui ao cinema assistir Tron: O Legado. Minha expectativa era pouca com relação ao filme, não lembrava quase nada do primeiro (também pudera, fora lançado em 1982, eu tinha um aninho de vida!), mas fui mesmo assim.
Não sei se devido a essa falta de expectativa, mas eu me amarrei no filme! Muito! Sério mesmo, sei lá, eu devia estar num dia bom, achando tudo legal, mas gostei bastante. É claro que o filme ainda tem lá seus clichês hollywoodianos, tem muitas falhas de roteiro, em algumas partes é meio previsível, não está nada preocupado com qualquer plausibilidade (po, o mínimo possível de plausibilidade para garantir a suspensão da descrença, né?), mas me cativou por um motivo simples: a ambientação.
Adorei o clima gerado no mundo dentro da Grade (ou Rede), não só os efeitos visuais, o contraste das roupas fluorescentes e negras, o "cenário" de desolação do mundo sem sol, mas também devido à ambientação e à atmosfera gerada pela música. Parabéns à sonografia e à soundtrack do filme. Só por isso o filme já vale, mas gostei também da interpretação de Jeff Bridges.
Eu comecei falando tudo isso porque - e quem anda frequentando as bancas nestas últimas semanas pode ter reparado - algumas revistas Marvel recentes têm apresentado capas variantes, ou capas B, mesclando o Universo Marvel ao Universo de Tron.
É um redesenho de alguns uniformes de personagens conhecidos da editora imaginados como seriam dentro do mundo virtual do filme, com as partes fluorescentes e tudo o mais. Vocês podem conferir nas edições Homem-Aranha 109, Homem-de-Ferro & Thor 09, Wolverine 74, e Novos Vingadores 83, estampadas ao longo deste post. Boa jogada da Panini ao fazer isto aqui no Brasil, estão de parabéns!
Nos Estados Unidos, as capas alternativas também apresentaram versões Tron de mais outros personagens. Não sei se a Panini exibirá todas as demais imagens em outras edições, então quem gostou ou tiver curiosidade, estão aí as outras (destaque para a Mulher-Aranha, sempre linda, e pro Motoqueiro Fantasma pilotando uma Lightcycle):
Esse filme do Tron me fez relembrar a década de 80 e a visão sci-fi da época. Não sei, mas pra mim a década de 80 foi meio bizarra, ao mesmo tempo em que era um período meio dark, meio depressivo, sombrio, também era um período que se firmava como promessa futurista, talvez devido aos avanços (na época) da informática e sua incipiente popularização, sei lá. Tenho essa impressão. Daí o visual futuro-gótico do filme.
Taí o teste trava-língua pro trovador não trocar:
e tome o trovejante Thor todo tonitruante em Tron!
Aliterações trava-línguas à parte, devemos nos lembrar também da profusão de filmes de ficção científica e futuristas durante essa fase. Sugiro alguns deles logo embaixo (se alguém se lembrar de algum outro que eu não contemplei, estejam à vontade nos comentários).
O Cavaleiro da Lua portando os discos de informação também ficou bem bacana. A própria roupa do Homem-Aranha na primeira imagem lá em cima ficou bem legal, poderia até ser um novo uniforme mais estiloso. Só não gostei muito da imagem da Miss Marvel, abaixo, quase não parece ter sido "tronificada".As capas variantes foram lançadas nas seguintes edições originais norte-americanas (respectivamente): Amazing Spider-man #651 (com Homem-Aranha, arte de Mark Brooks), Captain America #612 (Capitão América, por Mark Brooks), Invincible Iron Man #33 (Homem de Ferro, por Brandon Petersen), Wolverine #4 (Wolverine, por Brandon Petersen), Avengers #7 (Mulher-Aranha, por Brandon Petersen), Incredible Hulks #618 (Motoqueiro Fantasma, por Mark Brooks), Avengers Academy #7 (Mercúrio, por Brandon Petersen), Thor #617 (Thor, por Brandon Petersen), Secret Avengers #7 (Cavaleiro da Lua, por Mark Brooks), New Avengers #7 (Miss Marvel, por Mark Brooks).
Só senti falta de um personagem nessa homenagem (ou seria propaganda?), mas não é um herói e sim um vilão:
UlTRON...
Filme sugerido 1: Tron: O Legado (TRON: Legacy, 2010), obviamente.
Filme sugerido 2: Tron (TRON, 1982).
Filme sugerido 3: O Passageiro do Futuro (The Lawnmower Man, 1992).
Filme sugerido 4: Pesadelos Diabólicos (Nightmares, 1983); são quatro contos, mas recomendo um deles, "O Bispo da Batalha", que me fez ficar um bom tempo sem jogar fliperama/arcade...
Filme sugerido 5: O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter, 1984).
Desenho animado (anime) sugerido: Voltron (ゴライオン Goraion, 1984).
Nenhum comentário:
Postar um comentário